segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jesus não é de Capricórnio!


Tá todo mundo falando de consumismo e capitalismo ultimamente... Inclusive nos comentários do meu post anterior, o qual em nenhum momento fiz alusão a esses temas paradoxalmente tão discutidos em Dezembro... E as pessoas falam tanto, mas tanto, que Natal não é sinônimo disso e que devemos priorizar o sentido que esta data traz, que creio que o Natal se tornou sim, sinônimo de consumismo e capitalismo...
.
Muitos argumentam que "devemos lembrar o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Cristo" e outros blá-blás natalinos, mas em verdade vos digo, irmÕEs, Jesus não nasceu no Natal! Não vou explicar o porquê disso pois iria me alongar muito, caso se interessem, o GUGOU taí pra isso.
Aí zé povin diz que mais importante do que presentes, é estar reunido com a família e amigos... Cassetinhos voadores, tem coisa mais bacanuda do que reuni-los e fazer um amigo oculto antes de sentar-se à mesa, falar bobeiras e comer um belo de um peru? Isso não é ser consumista, pejorativamente falando. Tudo bem que o comércio lucra horrores e investe cada vez mais pra angariar compradores mas... e daí? Aqueles que receberem presente também estarão lucrando, ora pois!
Chega a ser ridículo ver como as pessoas nem se lembram de Deus o ano inteiro, mas às vésperas do natal bate o sino pequenino, sino de Belém... uma repentina religiosidade e vêm com esse discurso vazio e hipócrita de que devemos pensar no nascimento do Menino Jesus!
Não vou dar uma de "crente", mas Ele instituiu uma cerimônia em sua memória para nos recordarmos dEle sempre e não em seu suposto aniversário uma vez por ano - a Ceia*. Ele não é um personagem histórico, um Zumbi dos Palmares ou Tiradentes. Ele está vivo e se querem lembrar, que seja sempre.
Outro ensinamento muito recorrente nessa época, que configura a mera repetição ideológica e uma completa idiotização é que "no Natal devemos encher nossos corações de fraternidade e amor". Nhenhenhem! É só no Natal que necessitamos demonstrar fraternidade e amor? Realmente, frases tão bonitas essas que enchem a boca num dia, mas que são evacuadas no outro...
.
"Nossa, tá toda certinha assim, mas usa termos chulos e nem vai à igreja! Virou falsa crente?" Não, carai! Mas também não fico com esse papo torto e dissimulado. Se não querem ligar pras pessoas e nem dar presentes, não o façam, porém não usem como álibi falsos argumentos os quais não demonstram nem espiritualidade nem bondade...
*1 CO 11:25

15 comentários:

  1. Ótimo texto !

    Confesso que havia acessado somente pela criatividade do título, mas o conteúdo é também muito interessante.

    Realmente reunião de família não é consumismo, o discurso de muita paz e muita luz é vazio e hipócrita.

    E ainda digo mais: existem pessoas passando fome o ano inteiro, mas só no natal é que se lembram disso...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado p/ pensar nisso e não eh que eh verdade? E ja sabia que Jesus não nasceu no natal mas achei bem criativo ligar isso ao signo!
    Gosto do natal. Gosto de gastar dinheiro fazendo meus familiares felizes e beber muito com os amigos sem consciencia pesada embora o Carnaval também nos propicie isso.
    Ralamos muito o ano inteiro e eh mais que merecido gastar um pouco a mais com quem temos apreço. Qnt a bondade e fraternidade faço isso o tempo inteiro.
    Parabéns pelo texto e FELIZ NATAL com muito presente e peru! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meninaa! Te sigo há um tempo mas só hj tive coragem de comentar e raxei com a imagem do natal que fez!kkkk
    "Frases tão bonitas essas que enchem a boca num dia, mas que são evacuadas no outro" é isso msm que eu entendi? Perfeita metáfora!
    Adorei todo o texto apesar de eu ser uma daquelas que dizem tudo o que vc criticou!kkkk. Mas agora q li fiquei alerta realmente tenho q confeçar q vc tá certa! feliz natal pra vc!
    P.s: Tava sentindo falta destas matérias que escraxam!
    Bjusssss

    ResponderExcluir
  5. Olha, quanto a tudo que você disse, não tenha duvida, o natal, ao mesmo tempo que é uma data tão bonita, mais pelo simbolismo mesmo, porque cristo está muito acima disso. O natal tem que ser uma manifestação diaria em nossos corações. Mais como eu havia dito, ao mesmo tempo que é uma data tão bonita, é também uma das mais falsas e hipócritas Parabéns pela belíssima análise referente a essa data. Eu encaro o natal, simplesmente como um hato simbólico, não uma coisa específica.

    ResponderExcluir
  6. Carai! Se tu fizesse uma redação te daria 10 só pelo título.

    O argumento é muito bom, porém nem adianta que não vou te dar presente de natal.
    Esse papo de reunir a família no final de ano não me emocionou...

    Ah, mas se for adepta ao capitalismo, nem ligo se você passar na chaminé lá de casa e deixar um presentinho, viu?

    Bjo Grande

    ResponderExcluir
  7. É mesmo impressionante a forma em que as pessoas entram em comunhão em uma única data do ano, e os restantes acabam esquecendo muitas das vezes o verdadeiro sentindo dessa comunhão.Afinal como pode ser natal todo o dia, se não tem ceia de natal e nem papai Noel o ano todo.

    De qualquer forma, feliz natal e feliz ano novo e continue seguindo os meus anjos.

    ResponderExcluir
  8. Heheheh....
    Final do ano é assim. O mesmo blablabla
    natalino.
    Boas Festas !!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Aiii adoro o consumismo, pessoas não consumistas são bobas e feias!
    Muito bom seu texto, teve coragem de mandar o recado sobre o natal, mas que ninguém consegue devido aos "princípios".
    Fazer o que é a vida, ninguém é o que sente e sim o que deseja mostrar.

    Só tenho mais uma coisa a dizer: A pessoa que não curte o capitalismo natalino e quiser doar todos os presentes recebidos, faça o favor, doe!

    Beijos
    Pri Viotto

    ResponderExcluir
  10. Nessa oportunidade, te desejo um super e feliz 2011. Tudo de bom pra você e seu blog, sempre!!!

    ResponderExcluir
  11. Espero ansioso pela volta do seus posts.Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Gente!!!

    Ri demais!!!
    Há muit tempo não lia algo tão diverdido!

    Aliás, estou ainda rindo...
    Menina, vc tem que usar esse seu talento para o bem! Porque, do contrário, a polícia que se cuide.

    Parabéns!!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Você ganhou um selo : Blog de Ouro 2011!
    Para retirá-lo é só deixar um comentário em meu último post, e dps, escolher outros 15 blogs para prestigiar com este selo.
    BjoKas, Karen.

    ResponderExcluir
  14. Eu sei que não era pra comentar, mas eu comento.

    Ó, cê pode fazer concurso pro MPU e ajudar os Federais... mandando muito neles, inclusive. Pode até ir junto no camburão, se quiser...
    : )

    Ou para o TCU e ferrar os mesmos bandidin que a Federal tenta ferrar. Sabe?

    Ou então insiste, mulher, e entra sub-judice! Vai perder dinheiros com advogados, mas e se ganhar, hein? Hein?! Heiiiinnnn?!

    ; )

    ResponderExcluir
  15. Clap, clap, clap!!!! Um soco no estômago de todos nós, pequenos burgueses. Quem vier ofendê-la, é porque está se sentindo mal por ser tão egoísta e usa como desculpa isso: "credo, vai à igreja e está tão desbocada." Gostei muito de "frases tão bonitas essas que enchem a boca num dia, mas que são evacuadas no outro..." Vou lá visitar outros posts seus.

    ResponderExcluir

Ai love you beibe Lá lá lá lá lá lá
Ai nid you beibe Lá lá lá lá lá lá
Ai love you beibe Pa ra ra ra ra ra ra.